aparelho dentário

Diário Aparelho Dentário # 1: Expansor Fixo

14:51


Olá, venho partilhar convosco a minha experiência no dentista para a colocação de aparelho, pois talvez ajude muitos de vocês...


Primeira Visita na Clínica Dentária Infante Sagres:

Faltava-me apenas retirar um dente do siso e foi para isso que lá fui. É normal fazerem uma ortopantomografia para terem uma noção do estado geral da boca.


1ª Consulta de Ortodontia:

Terça, 22 Setembro 2015
Nesta Consulta irão fazer os moldes (demoram cerca de 5 minutos). Colocam uma pasta no céu da boca a abranger toda a arcada dentária, aguarda-se alguns momentos até solidificar e retira-se, ficando a impressão dos vossos dentes marcada na pasta. Não custa nada, é super tranquilo.

Depois tiram fotos aos dentes e um raio-x lateral, de forma a ser possível fazer um estudo ortodôntico e se saiba quais as necessidades de cada pessoa.


2º Consulta de Ortodontia:

Terça, 6 Outubro 2015
Esta consulta foi apenas 15 dias depois da primeira e foi muito rápida. Foi apenas para me dizer qual o tratamento que seria necessário ser feito. No meu caso a Dra. aconselhou-me a utilizar um expansor fixo durante 4 meses, sendo as primeiras duas semanas de atividade. Só depois dessa fase poderei colocar o fixo.

O expansor fixo serve para alargar o céu da boca, no meu caso é necessário não só por ele ser muito estreito, como também para descruzar a mordida.

É nesta consulta que vos é dado o orçamento do tratamento, Eu como tinha urgência em ter isto resolvido aceitei logo o tratamento e coloquei logo os elásticos separadores nos dentes, para no dia seguinte fazer os moldes para a colocação do aparelho extensor.


Elásticos Separadores

Os elásticos separadores servem para abrir espaço entre os dentes de forma a que haja possibilidade de colocar uma banda metálica em torno dos dentes, para que o aparelho extensor tenha suporte.


Deixo-vos aqui um vídeo de um canal de ortodontia da Dra. Giselle Gianichini para ilustrar como são colocados os elásticos e quais os efeitos deles:



A colocar faz um pouquinho de impressão mas não dói nada, e aparentemente está tudo bem. O problema é na hora de comer... Ai, ai!! Aí sim custa um bocadinho, pois os elásticos fazem muita pressão entre os dentes e empurram a gengiva.

3ª Consulta de Ortodontia:

Quarta, 7 Outubro 2015
Logo no dia seguinte a colocar os elásticos fui fazer os moldes para o aparelho extensor. Trocaram então os elásticos por um anel metálico em cada dente que servirá de suporte ao aparelho. Cada anel é escolhido especialmente para cada dente, tendo cada um o seu tamanho, de forma a encaixar na perfeição.

Com os anéis metálicos colocados é feito o molde. Retira-se o molde solidificado, retiram-se os anéis dos dentes e colocam-se no molde, nos sítios certos para que o aparelho seja feito de forma personalizada.

4ª Consulta de Ortodontia:

Sábado, 10 Outubro 2015

Esta consulta foi bastante rápida, pois serviu apenas para voltar a colocar os elásticos separadores nos dentes, pois na próxima terça-feira já irei colocar o extensor e tenho de abrir novamente espaço nos dentes para que as bandas metalizadas encaixem nos dentes para suportar o aparelho.


(Podem ver aqui o meu Diário de Aparelho Dentário 2 # Colocação do Expansor e Primeiros Dias)

Espero conseguir ajudar, caso tenham dúvidas deixem nos comentários abaixo.
Beijinhos,
Eva




You Might Also Like

0 comentários

Deixa o teu comentário, terei todo o gosto em responder-te aqui ;)
Se quiseres deixa o link do teu blog para que eu o possa conhecer!

BLOGS PORTUGAL

Bloglovin

Follow on Bloglovin