aparelho dentário

Diário Aparelho Dentário # 3: Expansor Fixo no Quotidiano

17:26

AlÔ! Já estou no meu 12º dia de disjunção palatina e venho contar-vos como estão a ser este dias. Já noto uma grande diferença na mordida e há quem note uma ligeira diferença mesmo no meu rosto, eu honestamente não noto.


Vejam também:

Diário Aparelho Dentário # 1: EXPANSOR FIXO (Hyrax)
Diário Aparelho Dentário # 2:COLOCAÇÃO EXPANSOR E PRIMEIROS DIAS

4º Dia com o Expansor:

Ora bem, 4 dias com o expansor palatino e já começo a notar os meus dentes da frente a quererem separar-se... Escusado será dizer que entrei em pânico! Já começo a comer melhor, embora ainda me custe ter um tremendo espaço entre o aparelho e o céu da boca e o facto de tudo ficar lá preso, mas são fases. O que me dói mais hoje é o nariz, está super dorido, parece que bati com ele contra uma parede.

5º Dia com o Expansor:

Este foi um dia terrível! Os meus dentes da frente estão mesmo a separar-se, embora não seja ainda muito notório, dão-me dores horríveis e o nariz continua super dorido e a medicação não parece resultar. Para ajudar, hoje comer é mentira, é super complicado comer o que quer que seja, por isso passei o dia a líquidos. A ativação da noite foi a pior de todas até hoje deu-me dores nos dentes, no nariz, no céu da boca, na cabeça... Horrível!

6º Dia com o Expansor:

A noite entre o dia 5 e o dia 6 passou-se sem dormir... Os analgésicos não surtiram qualquer efeito e passei a noite em claro, virada de barriga para cima, pois apoiar a cara na almofada era impossível e cheia de dores. Acordei com um mega espaço entre os dentes da frente, o que quer dizer que a disjunção palatina está a ter sucesso, no entanto pergunto-me como vou trabalhar amanhã nesta figura e com estas terríveis dores. Foi então que depois de muito pesquisar arranjei solução para o meu diastema: SILICONE ORTODÔNTICO!


Silicone ortodôntico
Já tinha comprado uma embalagem porque havia partes do aparelho que me magoavam e então tinha de as tapar com um bocadinho de silicone, então foi só formar uma bolinha de silicone, espalmar e ajustar mesmo no meio dos dentes da frente. Claro que a comer irá sair e é preciso ter atenção, mas o diastema fica super disfarçado.

7º Dia com o Expansor:

Acordei ainda com muitas dores e tomei um analgésico forte. Fiz então o teste do silicone ortodôntico para esconder o diastema. Resultou super bem, mas saía com alguma facilidade do sítio, por isso resolvi ir comprar cola para dentadura. Sim, cola para dentadura, o que um expansor palatino nos leva a fazer. No desespero fui à farmácia e comprei "Kukident Pro" mas até me assustei com o preço, por isso aconselho-vos a irem a um super mercado porque é muito mais barato.

Fixador Próteses
Embalagem de 60gr. - 10 €
Fixador de Próteses Dentárias
Embalagem de 40g. - 4€














8º Dia com o Expansor:

Colei logo de manhã o silicone com a Kukident e devo dizer-vos que se aguentou lindamente na hora de comer e tudo. Hoje já não tive dores e já consegui comer bem. Acho que o pior já passou! A fala está também cada vez melhor.

9º Dia com o Expansor:

Hoje notei que o diastema não abriu mais, foi como se tivesse estagnado, no entanto os dentes laterais continuam a mover-se e tenho a mordida cada vez mais aberta. 

10º Dia com o Expansor:

O diastema estagnou mesmo mas os dentes continuam a mover-se no sentido de abrir a mordida. Começo a ter mais dificuldade nas ativações, pois o meu palato está a oferecer maior resistência.


A partir do décimo dia não houve alterações, cada vez se torna mais fácil falar e comer com o disjuntor, o diastema continua mesmo estagnado e a mordida cada vez mais aberta...

Deixo-vos uma ilustração e um vídeo para terem noção do que faz o expansor palatino e de como se procede às ativações: 

expansor palatino, hyrax dental, hyrax, disjuntor palatino
Imagem retirada de drdortho.com




Espero que a minha experiência vos possa ajudar a lidar com este aparelho. Deixem abaixo as vossas questões, as vossas experiências e os vossos receios.

diário de aparelho ortodonticoEva Pina


You Might Also Like

3 comentários

  1. No inicio também tive que usar isso, e se dói... Pelo menos andei aflita, a falar à sopinha de massa, e a babar-me (ainda me babo sem eles mas pronto) ahah...
    mas foi o pior que o meu dentista me fez, honestamente.
    xDD

    xoxo ❤, Sophie*
    http://www.wordsofsophie.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia, estou à espera que tudo melhore, acho que o pior já passou =)

      Beijoca,
      Eva

      Eliminar
  2. Oi, boa noite!!
    Eu estou usando esse aparelho, e os meus dentes da frente abriram demais.. Mas a minha pergunta é... Quanto tempo eles ficaram separados

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário, terei todo o gosto em responder-te aqui ;)
Se quiseres deixa o link do teu blog para que eu o possa conhecer!

BLOGS PORTUGAL

Bloglovin

Follow on Bloglovin